Inscrições abertas!!!
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Oficinas – 13/11/14 (8h às 12h)
Proponentes: Profª Renata
Ferreira; Keidimária S. Lima; Claudio de Moraes
Resumo: esta oficina
propõe acordar as possibilidades expressivas do corpo e investigar a
performance oral do/a contador/a de histórias. Há diferença entre ler e contar
histórias? Qual a força das narrativas? Respiração; expressão vocal/corporal;
criação e histórias, muitas histórias; fazem parte do protocolo de experiências
que esta oficina oferece.
Observação: (os/as
participantes deverão vir com roupas confortáveis para trabalhos práticos).
Nº
de vagas:
16
Proponente: Profª Renata Patrícia da Silva, Profª Átila Gonçalves
Resumo: A presente oficina tem como objetivo possibilitar uma
experiência de criação artística cênica à profissionais que trabalham com a
Educação Infantil. Por meio de materiais pouco estruturados, como jornais,
barbantes, folhas secas, tecidos, os participantes serão conduzidos ao universo
da imaginação e convidados a percorrer o universo da infância, onde moram as
histórias, músicas, brincadeiras, sonhos, sabores, cheiros, texturas... com a
presente oficina, pretende-se, também, contribuir com abordagens metodológicas
para o trabalho do professor que atua na Educação Infantil. Além de
possibilitar a prática artística desse professor, que, potencializado pelo
espaço da escola, é convidado a criar.
Nº de vagas: 03
Proponente: Chirley Rodrigues Barbosa, Glinys Maria dos Santos Homrich, Olinda
Saraiva da Silva
Resumo: A oficina tem como objetivo resgatar o interesse pela
confecção de brinquedos utilizando materiais recicláveis, o que era feito pelos
pais e avós quando não se tinha a facilidade de adquirir brinquedos. Ademais
proporcionará o despertar nas crianças do interesse para contemplar a natureza a sua
volta percebendo a importância dos recursos naturais para a vida e a
consciência da cidadania, incorporando a música e a criatividade como um
caminho que leva a aprendizagem, desenvolver a imaginação no fazer artístico, a
construção do conhecimento e o incentivo a novas descobertas; ampliar os
horizontes e buscar a compreensão da educação ambiental, aprimorando as
práticas da confecção de brinquedos com material reciclável, e passar valores
éticos e artísticos.
Nº de vagas: 24
Nº de vagas: 24
OFICINA 04: O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO POR MEIO DE JOGOS
Auditório Bloco B
Inscrições Encerradas!!!
Proponente: Ana Gabriela Ferreira Brito; Vitória Regina Lopes
Costa; Nádia Flauzino Vieira Borges
Resumo: A
oficina se propõe a realizar uma ação interdisciplinar possibilitando ao
participante o contato com tipos diversos de jogos que estimulam o
desenvolvimento psicomotor, memorização, atenção e lógica, utilizando-se de
conceitos matemáticos que, de forma geral, possibilitam o estímulo à
competência habilidade lógico- matemático como também a inserção social e
exercício da cidadania, mediados pela prática do lúdico.
A presente oficina, intenta
também resgatar as práticas de atividades pedagógicas, mobilização de equipes,
aprendizagem colaborativa e vivência em grupos mediados pelo prazer da
investigação, descoberta e compartilhar de novos saberes por meio do uso e
manipulação dos jogos de tabuleiro.
Nº de vagas: 19
OFICINA 05 - ELABORAÇÃO DO TRABALHO ACADÊMICO CONFORME AS NORMAS VIGENTES DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT)
Auditório Bloco C
INSCRIÇÃO AQUI!
Proponente: Núbia Nascimento
Resumo: A oficina tem como
objetivo aplicar de forma sucinta as normas da Associação Brasileira de Normas
Técnicas (ABNT) ao trabalho acadêmico
propondo um conhecimento das normas da ABNT de forma didática para
melhor fixar as informações e a padronização.
Vagas:30
Minicursos 14/11/14 (8h às 12h)
Minicurso 01: CONSTRUINDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS A PARTIR DO COMPROMISSO COM A DEFESA DOS
DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DO ECA
Auditório Bloco C
INSCRIÇÃO AQUI
Auditório Bloco C
INSCRIÇÃO AQUI
Proponentes: Professora Clarete de Itoz e Professora Danielle
Mastelari Levorato
Resumo: Neste
minicurso apresenta-se o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), como um instrumento
de trabalho docente, buscando discutir práticas pedagógicas a partir de seu conteúdo.
Justifica-se a proposta, pois acredita-se que boas práticas pedagógicas,
planejadas a partir da observação de direitos e garantias fundamentais
descritas no ECA, possam contribuir com os educadores no desenvolvimento do seu
labor; propricia às crianças e adolescentes um vivência de direitos preconizada
e instituídas pelo ECA; instiga o exercício social da cidadania e protagonismo
juvenil; e apoia a inserção da criança e do adolescente na sociedade,
fortalecendo o seu papel como cidadão consciente de seus atos. O objetivo é
refletir as práticas pedagógicas a partir de conteúdos do ECA e fornecer
orientações práticas aos docentes, visando superar e/ou prevenir
situações vivenciadas no desenvolvimento de seu trabalho.
Nº de vagas: 50
Minicurso 02: RECUPERAÇÃO DA
INFORMAÇÃO: PORTAL DE PERIODICOS DA CAPES E BASE DE TESES E DISSERTAÇÕES.
Laboratório UMA
Inscrições Encerradas!!!
Laboratório UMA
Inscrições Encerradas!!!
Proponente: Nubia Nascimento
Resumo: O minicurso tem como objetivo identificar e utilizar os mecanismos
de busca no portal de periódicos da Coordenação
de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e nas Bases de Teses e Dissertações. Como
realizar busca de assuntos do geral para o especifico em meio digital
possibilitando assim mais uma fonte de informação. Neste sentido os alunos
terão um amplo conhecimento sobre as técnicas para localizar um determinado
assunto como as delimitações e as filtrações necessárias para obter a
informação correta e precisa “poupando o tempo do leitor”.
Nº de vagas: 15
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