Oficinas e Minicursos


Inscrições abertas!!!
Garanta a sua vaga!

Oficinas – 13/11/14 (8h às 12h)




OFICINA 01: A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS
Sala 101          Bloco J
INSCRIÇÃO AQUI!
Proponentes: Profª Renata Ferreira; Keidimária S. Lima; Claudio de Moraes 
Resumo: esta oficina propõe acordar as possibilidades expressivas do corpo e investigar a performance oral do/a contador/a de histórias. Há diferença entre ler e contar histórias? Qual a força das narrativas? Respiração; expressão vocal/corporal; criação e histórias, muitas histórias; fazem parte do protocolo de experiências que esta oficina oferece.
Observação: (os/as participantes deverão vir com roupas confortáveis para trabalhos práticos).
Nº de vagas: 16



OFICINA 02: MEMÓRIA E INFÂNCIA: TEATRO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Sala 7            Bloco A
 INSCRIÇÃO AQUI!
Proponente: Profª Renata Patrícia da Silva, Profª Átila Gonçalves
Resumo: A presente oficina tem como objetivo possibilitar uma experiência de criação artística cênica à profissionais que trabalham com a Educação Infantil. Por meio de materiais pouco estruturados, como jornais, barbantes, folhas secas, tecidos, os participantes serão conduzidos ao universo da imaginação e convidados a percorrer o universo da infância, onde moram as histórias, músicas, brincadeiras, sonhos, sabores, cheiros, texturas... com a presente oficina, pretende-se, também, contribuir com abordagens metodológicas para o trabalho do professor que atua na Educação Infantil. Além de possibilitar a prática artística desse professor, que, potencializado pelo espaço da escola, é convidado a criar.
Nº de vagas: 03

OFICINA 03 : CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA NA APRENDIZAGEM 
Sala 30           Bloco II

Inscrições Encerradas!!!
Proponente: Chirley Rodrigues Barbosa, Glinys Maria dos Santos Homrich, Olinda Saraiva da Silva
Resumo: A oficina tem como objetivo resgatar o interesse pela confecção de brinquedos utilizando materiais recicláveis, o que era feito pelos pais e avós quando não se tinha a facilidade de adquirir brinquedos. Ademais proporcionará o despertar nas crianças do interesse para contemplar a natureza a sua volta percebendo a importância dos recursos naturais para a vida e a consciência da cidadania, incorporando a música e a criatividade como um caminho que leva a aprendizagem, desenvolver a imaginação no fazer artístico, a construção do conhecimento e o incentivo a novas descobertas; ampliar os horizontes e buscar a compreensão da educação ambiental, aprimorando as práticas da confecção de brinquedos com material reciclável, e passar valores éticos e artísticos.
Nº de vagas: 24


OFICINA 04: O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO POR MEIO DE JOGOS

 Auditório     Bloco B

Inscrições Encerradas!!!
Proponente: Ana Gabriela Ferreira Brito; Vitória Regina Lopes Costa; Nádia Flauzino Vieira Borges
Resumo: A oficina se propõe a realizar uma ação interdisciplinar possibilitando ao participante o contato com tipos diversos de jogos que estimulam o desenvolvimento psicomotor, memorização, atenção e lógica, utilizando-se de conceitos matemáticos que, de forma geral, possibilitam o estímulo à competência habilidade lógico- matemático como também a inserção social e exercício da cidadania, mediados pela prática do lúdico.
A presente oficina, intenta também resgatar as práticas de atividades pedagógicas, mobilização de equipes, aprendizagem colaborativa e vivência em grupos mediados pelo prazer da investigação, descoberta e compartilhar de novos saberes por meio do uso e manipulação dos jogos de tabuleiro.
Nº de vagas: 19


OFICINA 05 ELABORAÇÃO DO TRABALHO ACADÊMICO CONFORME AS NORMAS VIGENTES DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT)

Auditório   Bloco C

 INSCRIÇÃO AQUI!

Proponente: Núbia Nascimento
Resumo: A oficina tem como objetivo aplicar de forma sucinta as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ao trabalho acadêmico  propondo um conhecimento das normas da ABNT de forma didática para melhor fixar as informações e a padronização.
Vagas:30


Minicursos 14/11/14 (8h às 12h)

Minicurso 01: CONSTRUINDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS A PARTIR DO COMPROMISSO COM A DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DO ECA
Auditório Bloco C
INSCRIÇÃO AQUI
Proponentes: Professora Clarete de Itoz e Professora Danielle Mastelari Levorato
Resumo: Neste minicurso apresenta-se o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), como um instrumento de trabalho docente, buscando discutir práticas pedagógicas a partir de seu conteúdo. Justifica-se a proposta, pois acredita-se que boas práticas pedagógicas, planejadas a partir da observação de direitos e garantias fundamentais descritas no ECA, possam contribuir com os educadores no desenvolvimento do seu labor; propricia às crianças e adolescentes um vivência de direitos preconizada e instituídas pelo ECA; instiga o exercício social da cidadania e protagonismo juvenil; e apoia a inserção da criança e do adolescente na sociedade, fortalecendo o seu papel como cidadão consciente de seus atos. O objetivo é refletir as práticas pedagógicas a partir de conteúdos do ECA e fornecer orientações práticas aos docentes, visando superar e/ou prevenir situações vivenciadas no desenvolvimento de seu trabalho.
Nº de vagas: 50

Minicurso 02: RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO: PORTAL DE PERIODICOS DA CAPES E BASE DE TESES E DISSERTAÇÕES.
Laboratório UMA
Inscrições Encerradas!!!
Proponente: Nubia Nascimento
Resumo: O minicurso tem como objetivo identificar e utilizar os mecanismos de busca no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e nas Bases de Teses e Dissertações. Como realizar busca de assuntos do geral para o especifico em meio digital possibilitando assim mais uma fonte de informação. Neste sentido os alunos terão um amplo conhecimento sobre as técnicas para localizar um determinado assunto como as delimitações e as filtrações necessárias para obter a informação correta e precisa “poupando o tempo do leitor”.
Nº de vagas: 15



 



Nenhum comentário:

Postar um comentário